terça-feira, 4 de março de 2014

Mudança de Hábito

Mudar hábitos não é tarefa fácil, mas a boa notícia é que é possível, tangível e só requer prática contínua, perseverança e boa vontade.

Gosto de aproveitar a Quaresma* (os aproximadamente 40 dias que antecedem a Páscoa) para instituir novos hábitos, quebrando velhos comportamentos que não me agregam nada. Este jejum, para mim, significa domínio da mente sobre o corpo, do que pode ser mudado em detrimento daquilo que é feito de maneira automática, não trazendo benefício algum.

Normalmente eu me abstenho de algo que adoro comer (escolho chocolate, e meu marido opta por outras coisas que ele gosta muito), mas não paro por aí. 
Aproveito para reformular metas no meu dia a dia, na minha forma de ver o mundo e de lidar com os desafios da vida e com as pessoas que me cercam.

Aqui vale qualquer nova regra que venha ajudá-lo a quebrar maus hábitos: ser menos crítico, reclamar menos, parar de fumar, exercitar-se todos os dias, julgar menos, procurar ver o lado bom em todas as coisas, não xingar, agradecer mais, mudar seu diálogo interno (falando consigo mesmo de modo mais amigável e positivo) fazer as pazes com “aquela” pessoa, usar menos as redes sociais e se socializar mais "ao vivo", controlar-se emocionalmente...
A regra é você quem institui. Apenas sugiro que você aproveite a oportunidade para mudar algo que já está enraizado na sua forma de ser, ou seja, aquelas ações que já ocorrem de maneira automática, e cujos resultados atuais não trazem sentimentos bons, mas apenas sensações negativas (vazio, fracasso, impotência, frustração e incapacidade).
E por que continuar a carregar estas sensações desagradáveis, se você pode substituí-las, com novas atitudes, por outras que lhe proporcionarão mais serenidade, gratidão, amor e felicidade?

Cabe a você se perguntar: o que quero mudar? 
O que preciso fazer diferente para alcançar ___________ ? (preencha aqui com o que você quiser:  mais paz de espírito, segurança financeira, equilíbrio emocional, etc)
Que nova atitude poderia trazer melhores resultados no meu dia a dia, como pessoa, como filho, como colega de trabalho, como amigo, como pai/mãe, como esposo(a) e como profissional?

São perguntas que só você poderá responder. Mas que devem ser feitas o quanto antes, pois transformarão sua existência, deixando-o mais próximo, não apenas de seus objetivos, mas de uma vida mais plena e repleta de realizações pessoais. 

Esta prática não fará de nós alguém melhor que os outros, mas nos fará melhor que nós mesmos.
E, embora muitas vezes não nos lembremos na correria do dia a dia, é pra isso que estamos aqui.


* Obs: para quem quiser empreender as mudanças na Quaresma, ela começa amanhã, 05/03/2014, quarta feira de Cinzas

Nenhum comentário:

Postar um comentário