segunda-feira, 14 de abril de 2014

Entrevista ao jornal na íntegra

Divido com vocês a entrevista para o Correio Braziliense na íntegra:


Como a situação de estresse pode começar a interferir no trabalho a ser realizado?

Situações de estresse acontecem em nossas vidas a todo momento. Desde a época das cavernas, a descarga de adrenalina preparando-nos para condições de perigo, para algo inesperado, faz parte do cotidiano da raça humana. A tradução disto para nosso mundo atual, altamente tecnológico e imediatista, é uma cobrança por sermos indivíduos sempre alertas, multitarefa e capazes de pronta resposta, ou seja, vivemos expostos a situações potencialmente estressantes inúmeras vezes por dia, todos os dias. A chave é saber como responder a isto. O estresse ocorre quando somo empurrados para fora da nossa zona de conforto e não sabemos (ou não queremos) lidar como o novo. Sua interferência no trabalho será inversamente proporcional à capacidade de resiliência do indivíduo

 

Qual é o grau de influência que a vida pessoa exercer em cima da profissional e vice versa? Por exemplo, o quão prejudicial é o comportamento de levar problemas de casa para o trabalho e vice versa?

Vale lembrar que todo profisional é, antes de tudo, uma pessoa, com anseios, sonhos e objetivos pessoais. Um profissional que não dá atenção à sua vida pessoal pode, num primeiro momento, demonstrar mais disponibiidade e parecer se dedicar com mais foco e determinação a suas tarefas, mas a médio prazo pesquisas comprovam que seu aproveitamento decai. Por outro lado, um indivíduo que não se sinta valorizado e realizado profissionalmente dificilmente se sentirá pleno em sua vida pessoal. Ou seja, ambos os papeis estão interligados, afinal serão interpretados pela mesma pessoa. Levar questões do trabalho para casa, ou de casa para o trabalho, pode ser prejudicial quando se espera que as respostas venham de fora, ou quando nenhuma nova atitude é tomada para resolução dos problemas. Mas no geral, todos nós o fazemos, em maior ou menor grau. O importante é focarmos nas respostas e nas soluções, e não nos problemas que geraram tais questões.


Quais são os principais fatores relacionados ao aparecimento desse problema de estressse nos trabalhadores? É a busca por resultados, ritmo e carga de tarefas elevados?

 Hoje somos bombardeados, em um dia, com a quantidade de informações que um ser humano nos idos de 1900 recebia em toda a sua existência. Alie-se a isto  a dinâmica atual do mercado, em que mudanças e evoluções em processos e sistemas ocorrem num piscar de olhos, e concorrentes aparecem com soluções inovadoras a todo momento. É preciso saber se reinventar, aprender com os erros e perseverar para não sucumbir. Fatores externos como busca por resultados, alta carga de tarefas e pressão por cumprimento de prazos são de fato relevantes na geração do estresse, mas quando conversamos com profissionais de diversas áreas percebemos que o maior fator de estresse são a cobrança interna, feita pelo próprio indivíduo, e a dificuldade que se tem hoje em absorver organizar, processar e agir com base nas infinitas informações recebidas. Um bom coach pode ajudar - e muito - neste processo.


Quais são os comportamentos que indicam que a situação de estresse se tornou prejudicial para a pessoa?

O primeiro vestígio de que o estresse está ganhando a batalha costuma ser a saúde, pois o corpo emite sinais de que algo está errado, para que tenhamos oportunidade de rever nossos planos e mudar a rota. Falta de foco e concetração, pouca disposição e irritabilidade também indicam que algo não vai bem. Tarefas que costumavam ser executadas rápida e naturalmente, por serem simples ou até prazerosas, passam a ser exausitvas, tanto no campo profissional, como no pessoal. A capacidade de tomada de decisões e o equilíbrio emocional perdem força, impactando outros campos (familiar, social, intelectual, financeiro etc).


Que tipos de prejuizos a curto e a longo prazo as situações estressantes podem trazer para o indivíduo, para a carreira e até para as empresas?

No curto prazo, o estresse gera tensão, desconforto e.sensação de esgotamento físico e mental. O indivíduo sente-se sob pressão e não consegue ver a situação por outro prisma, seja buscando novas soluções ou alterando sua rota por não querer percorrer o caminho que lhe foi apresentado. Ele acaba colocando toda a sua energia num problema que não conseguirá resolver por meio de velhos comportamentos e atitudes, e entra numa espiral de insatisfação: qualquer novo pequeno desafio acaba sendo visto como mais um grande problema. No longo prazo, haverá perda de produtividade, apatia, falta de disposição, muita frustração e confusão mental, podendo levar a um descompasso na vida pessoal, à estagnação profissional,e a grande perda de negócios e oportunidades para a empresa. E aqui entra a importância de se investir em bons gestores: um líder coach sabe diagnosticar quando esta situação está ocorrendo e revertê-la a tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário